Seguidores

sábado, 10 de novembro de 2012

Você se lembra do Daewoo Lanos?


   



   Você pode estar se perguntando: Por que falar de um carro da Daewoo com tantos modelos bons e mais famosos dos anos 90 para falar? Bem, pode parecer meio nostálgico mas, esse carro fez parte da minha infância! Sempre fui fanático por carros, costumo brincar que desde os 5 anos de idade (mesmo sem saber ler direito) já sabia o nome de todos os carros da época. Não sabia de todos é claro, mas de boa parte eu realmente sabia. Enfim, eu morava em São Paulo, e quando se vive em São Paulo capital não se tem muitos programas de lazer saudáveis, então o que resta é ir a um parque ou praça para praticar uma atividade física. No meu caso, nos sábados ia com meu pai caminhar no Parque da Independência, no bairro do  Ipiranga, e depois partia para minha atividade semanal favorita, ir nas concessionárias automotivas da Avenida Nazaré, próxima ao parque, onde haviam muitas lojas de carros novos e usados, e lá eu aproveitava para entrar em todos que eu podia para ver como eram.
   Numa dessas vezes, um sedã esportivo branco me chamou a atenção, ano 1998, completo, e quando ligava-se o som a antena traseira (belo charme) subia automaticamente. Fiquei doido. Chegando em casa só falava dele, implorando para o meu pai para voltarmos lá no domingo. No domingo como de costume fomos ao finado Hiper Mercado Big, na Avenida do Estado, sob a promessa de que depois de lá iríamos ver o carro com minha mãe. Saindo do mercado, com um sorriso de orelha a orelha falei:" Vamos ver logo o carro pai!", e minha mãe responde:" Não menino, quero ir pra casa, já tá na hora do almoço",  então fiz o que qualquer homem louco por um carro faria... comecei a chorar desesperadamente. Normalmente isso não surtia efeito, mas daquela vez por algum milagre minha mãe disse que iríamos para eu parar de encher o saco. Quando chegamos lá fui em direção ao carro como um leão feroz agarrar sua presa, e comecei a mostrar o carro para minha mãe. Meu pai tinha um gol bolinha, e todos sabem que mulheres tem uma tara por porta-malas grandes, então não é difícil imaginar que minha mãe ficou louca pelo carro também. No fim todos estavam apaixonados por aquele sedã esportivo 1.6L extremamente aconchegante, e meu pai, para minha alegria total, comprou o carro.
   Amava andar nele, e sempre que parávamos em algum lugar as pessoas olhavam, ele realmente era muito bonito, branco com rodas de liga leve prateadas, era um belo carro. No entanto, todos sabem que a Daewoo faliu no Brasil, e com isso as peças foram acabando, e por mais que um carro seja bom ele precisa de reparos, e quando você está acostumado com um Gol, que até numa banca de jornal você encontra peças, é difícil ver seu carro parado 2 meses numa oficina esperando o conserto de um vidro elétrico traseiro. Isso, além de alguns problemas na direção hidráulica foram desgastando a relação entre meu pai e o carro, até que depois de 3 anos tivemos que trocar, e para minha tristeza, por um outro Gol.
    Já se passaram alguns anos desde que isso aconteceu, e outras gerações de carros já passaram por nossa garagem, hoje o carro é bem superior ao Lanos, mas nunca nos esquecemos daquele pequeno sedã esportivo coreano, é raro vê-lo nas ruas hoje, sendo que toda vez que vejo  grito com um brilho nos olhos: "Olha lá um Lanos!" Deixou saudades. 
                                                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário