Seguidores

domingo, 11 de novembro de 2012

Meu elegante sonho de consumo



   Sabe-se que normalmente o sonho de consumo dos homens é algum carro, Ferrari, Lamborghini, Porsche, e mais recentemente um Camaro Amarelo. Não vou negar que também sonho ter esses carros, afinal, sonhar é de graça. No entanto, tenho que admitir que meus gostos automobilísticos são um tanto exóticos se comparados aos das outras pessoas, não acho isso estranho, é só... bom gosto.
    Já disse aqui que um dos meus programas de lazer nos finais de semana quando era criança era caminhar com meu pai, e nessas caminhadas eu sempre andava distraído olhando para os carros parados nas calçadas e para  os que passavam nas ruas. Tínhamos alguns percursos variados de caminhada, e o menor deles era dar uma volta no bairro. Numa determinada rua desse caminho, um carro que ficava parado lá sempre me chamava a atenção, achava intrigante ver um carro com design tão diferente dos Gols, Palios e Unos de sempre, e ainda mais intrigante ver que ele sempre estava com a suspensão colada ao chão e com os retrovisores retraídos, era o máximo. Sim, o carro era o Citroën XM, era o C5 da época, só que com mais elegância.
   É claro que eu gostaria de ter uma Ferrari 458 Itália, mas assim como você eu não tenho R$ 1,5 milhão para desembolsar, e caso tivesse, não gastaria num carro, a não ser que fosse um Bill Gates da vida. Mas não pense que a razão de eu gostar do  XM  seja por causa do  valor dele, que é  150 vezes menos que o do superesportivo italiano. Aquele carro é meu sonho de consumo desde que me entendo por gente, foi minha primeira "paixão" automobilística, e como dizem, a primeira a gente nunca esquece. O fato é que esse carro trouxe avanços que até hoje não vejo na maioria dos carros considerados topo de linha, como sua suspensão, que trazia o sistema hydractive e posteriormente hydractive 2, esse sistema possuía sensores eletrônicos e muita flexibilidade, o que permitia ao condutor mudar o tipo de suspensão que ele queria usar em diferentes situações, traduzindo, você escolhia a altura e rigidez que queria nela, logo o carro ficava   muito mais seguro e confortável de se dirigir. 
  Hoje esse elegante carro já pode ser considerado um senhor e, em breve, já poderá até usar placa preta (Placa que identifica veículos de coleção com no mínimo 30 anos) afinal, alguns estão perto dos 24 anos, mas foi por causa desse Citroën que me tornei um apaixonado por carros franceses, até hoje meus preferidos. Gosto muito de Renaults e Peugeots também, costumo dizer que quando você olha para uma carro francês, mesmo estando ele sem o escudo da marca você já sabe que ele é francês, principalmente pelo design característico, sempre trazendo alguma novidade aerodinâmica ou no interior, o que pode ser considerado seu charme.
  Infelizmente o XM hoje é um carro esquecido pelas pessoas, lembrado somente por alguns "abestados" como eu que são saudosistas com carros da década de 90, mas fico feliz em saber que não o esqueci, e que ainda sou um dos poucos que sonham em ter um, afinal, quem disse que o novo é melhor que o antigo? Ele pode não ter uma tela de touchscreen no painel, não ter câmera de ré, sensor de estacionamento, etc., mas nem por isso deixa de ser um clássico do automobilismo, e para ser um clássico é preciso ter história, e história não se compra, se constrói. Ele construiu a dele.

2 comentários:

  1. Cara esse carro é fera, tbm sou fã dos carros dos anos 90 e confesso que a Citroen se comparado com outros carros da categoria sempre fica na frente. Minha verdadeira paixão é o Zx Dakar que com esse nome nem preciso entrar em detalhes do que esse carro pode proporcionar a quem está no volante.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo, me chamo Salvador. E, tal qual vc, sou um sincero admirador dos carros dos anos 90. E fico grato de encontrar alguém que também admira os carros dessa época.

    ResponderExcluir